sexta-feira, 6 de maio de 2011

Doce lar

        Numa sessão de cinema normalmente prestamos atenção nos atores, na história, no figurino e as vezes a locação em si não é tão importante para nós espectadores. Em outros casos a locação vira parte central da trama se tornando o símbolo máximo da história e que, garante muitas vezes, a sobrevida dela. É o caso de dois filmes que tem isso em comum. O primeiro é "Esqueceram de Mim" de 1990. Quem não se lembra de ver este filme inúmeras vezes principalmente na época do Natal? A casa de "Kevin Mcallister", personagem eternizado por Macaulay Culkin, é palco de toda a trama e se enquadra perfeitamente nos moldes da "casa-personagem". Esta casa está à venda. De acordo com matéria do IG por U$ 2,4 milhões. Ela fica no norte da cidade de Chicago nos Estados Unidos, e foi colocada no mercado imobiliário pelos moradores que estavam lá durante as filmagens e que, com a única filha crescida, acharam que a casa ficou grande demais. 
        O outro filme é "O Pai da Noiva", o remake de 1991. A casa é um verdadeiro sonho pra quem gosta de muitas janelas e um jardim simpático. Ela também é marcante no longa e concentra muitas das cenas costumeiras do filme que dão um ar de aconchego. Esta casa fica localizada em Pasadena, no estado da Califórnia.
       A artificialidade dos incríveis estúdios de Hollywood dificulta a nossa percepção de que casas como estas, de fato, existem na nossa realidade sensível e que, são habitadas por pessoas "de verdade". A fantástica fábrica de cenários hollywoodiana não conseguiria reproduzir lares como estes. E isso foi percebido com tanta franqueza por estas duas produções que o jeito foi se despencar para essas cidadezinhas e se apropriar daquele ambiente familiar, construindo com toda a técnica possível ,uma realidade imaginária eficaz.  


 

 Fotos: Reprodução web 


 Casas famosas! 







Um comentário:

Bené Souza disse...

As cenas do cinema acabam nos levando a casas e lugares onde gostaríamos de estar. De fato são apenas imagens para alguns telespectadores, mas morar numa casa sem muros e ter uma família feliz, ainda é o sonho de muita gente.